De março/2020 até maio/2022, co-criei projetos autorais, como o Spot PDZ!, atendi clientes nacionais e internacionais, como a WarnerMedia EMEA, e tive profundo contato com artistas e desenvolvimento de projetos culturais.
Em 2020, de mudança do Brasil para Portugal, co-fundei a Produza!, no Porto, que pretendia ser uma extensão das minhas atividades em Digital Signage, antes executadas na Nova Comunicação, no Rio de Janeiro por 12 anos - com clientes ativos até hoje, como a PUC-Rio, uma das principais universidades do país.
Fui responsável por: gerenciamento de projetos e clientes, tecnologia de streaming, edição ao vivo e marketing (branding, desenvolvimento de site e apresentações, logotipos, copywriting, conceitos visuais e de linguagem da marca - e de projetos autorais da empresa, como o Spot PDZ!, Roda Marina e Santa Segunda.
A pandemia daquele ano fez com que os planos precisassem ser adaptados. Nos reposicionamos como uma produtora de conteúdo - especialista em live streaming - principalmente para música. Abaixo, uma das primeiras transmissões live, num evento do grupo oficial das festas de São João do Porto, a Batucada Radical. Fui diretor técnico e coordenador em mais de 50 lives transmitidas ao vivo no YouTube.
Com este movimento - e novos equipamentos, criamos o web stage Live @Produza.pt, posteriormente renomeado para Spot PDZ! - um programa semanal com nomes da música local - e artistas em turnê pela cidade - transmitido em direto no canal da empresa no YouTube até os dias de hoje.
Com boa repercussão, a empresa ganhou relevância e confiança para produções audiovisuais na música, com novos projetos e novos clientes como Cálem, Câmara de Estarreja e o Festival Dá Corda, no qual captamos e transmitimos concertos a partir de hotéis como Six Senses, Douro Studios 41 e Quinta do Vallado, na região norte. Sem contar os projetos desenvolvidos com diversos artistas e casas de espetáculo que conheceram e se conectaram com a Produza! através do seu palco web, que serve como principal divulgação da empresa.
Média:
O envolvimento com a cultura e destaque na produção de vídeo local proporcionou novas aberturas de negócios e conexões, expandindo a produção de conteúdo para empresas nacionais e internacionais. Em outubro de 2021, fui responsável pela negociação, onboarding, reuniões periódicas, entregas de relatórios e entregas finais - além do trabalho de direção de arte em algumas campanhas - com a WarnerMedia EMEA (Europe, Middle East and Africa), com escritório em Londres.
No dia a dia, os trabalhos constantes eram de geração de cortes para YouTube de episódios de diversas séries de canais como Adult Swim, Cartoon Network, Boomerang, WB, entre outros.
Com boas entregas, iniciou-se também a produção de layout de algumas peças de Instagram, a qual fui responsável pelos desenvolvimento das mesmas, com leves interações em After Effects.
Na Produza!, também colaborei a criar e desenvolver o conceito da Casa Produza!, que se tornou um espaço de convivência entre artistas e agentes locais da cultura, com a utilização do espaço para festivais online,
gravações de pocket shows, princialmente para portfólio de diversos artistas - e que contava com uma unidade do estúdio da Companhia Instrumental - renomada empresa de produção e engenharia de som na cidade, com mais de 15 anos de experiência. Parceria esta que trouxe benefícios para ambas as empresas - e para a cultura local - que ganhou um espaço acolhedor e one-stop-shop, onde o artista poderia sair com seu álbum gravado no estúdio, com captação de imagens para redes sociais, clipes e um lugar para troca de ideias e colaboração no crescimento de carreiras, além de gravações de cursos e programas de internet, com o Podzuca, no qual fui responsável pela tecnologia de transmissão, mixagem de som e corte de vídeo ao vivo e comentarista:
:: Co-diretor/produtor, captação de áudio e videógrafo em entrevista e concerto de Rincón Sapiência, rapper brasileiro em turnê em Coimbra, num trabalho em parceria com a Radio Pessoas e o coletivo Mais Cultura.
Comments